a) Controles visuais:
Um exemplo de Controle Visual é o Integrador Químico para Esterilização. Coloca-se o Integrador juntamente com demais materiais que deverão ser autoclavados (esterilizados). Finalizado a autoclavação, é possível visualizar se o processo foi eficaz ou não. Na foto, o Integrador superior é novo, sem utilização, em que os 3 traçados (lado esquerdo) estão na cor rosada. O Integrador inferior é o resultado após a autoclavação. Neste exemplo, o processo foi eficaz, pois todos os traçados ficaram na cor verde (“EXTENDED”).
b) Transformação de informações invisíveis em visíveis:
Uma aplicação de transformação de uma informação invisível em visível é a Escala de Ringelmann. Esta possui uma escala que varia de cor cinza claro até preto. Compara-se a coloração da fumaça emitida por um caminhão com o da Escala para determinar se esta fumaça está dentro dos parâmetros aceitáveis.
A foto acima é o setor de Embalagens. É a última etapa do processo de fabricação de reagentes químicos para análises clínicas. Enquanto o reagente é analisado pelo CQ aguardando aprovação, os filtros estão devidamente conectados na Máquina de Envase e o fundo das caixas estão coladas para agilizar a finalização da embalagem.
Aviso afixado próximo à porta de acesso à Área de Produção para que os colaboradores não esqueçam de lavar as mãos, um simples ato de higiene que minimiza significativamente a possibilidade de contaminação cruzada.
e) 5S:
Um dos armários da Sala da Manutenção, antes e depois da aplicação do 5S. Após o 5S, este armário possui uma melhor apresentação visual, com devidas identificações e eliminação de itens desnecessários. Bastando agora aplicar o senso de Disciplina (o último “S”) para manter o armário organizado.
f) Tornar o processo diretamente observável:
Presença de visores em vidro para que seja possível visualizar diferentes setores da fábrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário